Como o profissional da corretora de valores pode orientá-lo no dia a dia do Day Trade
Autor: Equipe de Varejo da H.Commcor

Como o profissional da corretora de valores pode orientá-lo no dia a dia do Day Trade

O desejo de muita gente é ganhar dinheiro investindo na Bolsa de Valores. Aliás, hoje em dia, já existem pessoas que vivem dessa prática. São os chamados day traders

Os day traders são indivíduos que operam com o objetivo de potencializar os ganhos no mercado financeiro. Para isso, eles realizam operações de compra e venda de ativos, como ações e contratos futuros de curtíssimos prazo.

A volatilidade do mercado oferece a possibilidade ao trader de obter bons lucros, mas, por outro lado, o risco de ter prejuízos é uma realidade.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você veja como o profissional da corretora de valores pode orientá-lo no dia a dia do Day Trade.

Boa leitura!

O que é o Day Trade?

O Day Trade é uma operação de curto prazo que envolve comprar e vender ativos no mesmo dia, obtendo ganhos na diferença dos valores de cada cota. O principal objetivo dessa modalidade de investimento é ganhar dinheiro de forma rápida na variação do preço.

Há alguns anos, quem realizava esse tipo de operação eram os profissionais das corretoras de valores. No entanto, com o pregão online e o surgimento das plataformas de investimento, cada vez mais pessoas têm optado por esta modalidade.

Como funciona o Day Trade?

O day trade consiste em comprar ativos, como ações, quando estão “na baixa” e vender quando estão “na alta”. 

O principal desafio está em identificar as baixas e altas em um período curto de tempo. Mas, existem algumas formas de identificar os topos e fundos dos preços, que é através das análises gráficas, pois são fundamentais para entender o movimento de determinado preço. 

Na prática, o Day Trade consiste na compra de um determinado número de ações por um preço e, ao longo do dia, na venda da mesma quantidade, que se chama zerar a posição.

Assim, é possível obter uma boa rentabilidade por meio das oscilações de preços que ocorrem durante todo o dia e, na maioria das vezes, os investimentos Day Trade são abertos e fechados no mesmo dia. 

Por esse motivo, as operações são muito rápidas, já que costumam ter alavancagem, e essa modalidade de investimento requer muita atenção em diversos momentos do pregão.

Vantagens do Day Trade

O Day Trade de ações é uma das modalidades de investimento com maior potencial de retorno. Ele oferece ótimas possibilidades de ganho através da oscilação dos preços de um determinado ativo. 

Entre as principais vantagens do Day Trade, estão:

Agilidade

A agilidade do Day Trade permite que o investidor aproveite janelas de oportunidades que seriam impossíveis de serem exploradas em operações que duram mais de um dia.

Por esse motivo, é imprescindível contar com uma corretora de valores que ofereça agilidade no atendimento, já que em operações alavancadas o seu é muito maior e necessita de uma assessoria rápida e eficiente

No entanto, é importante lembrar que o Day Trade exige uma plataforma de investimentos segura e estável para conseguir aproveitar as oportunidades no momento certo. 

Alavancagem

A alavancagem financeira é uma prática comum no mercado de ativos. É uma ferramenta utilizada para que o trader possa operar na Bolsa com valores superiores ao que dispõe na conta de sua corretora.

A alavancagem é uma prática que pode render ganhos superiores aos que seriam possíveis se o trader utilizasse somente o capital próprio, o que a torna uma alternativa atrativa. 

No entanto, ela deve ser aplicada com muito cuidado, pois é preciso ter certeza na hora de tomar decisões e contar com a experiência para saber o momento certo de realizar esse processo.

Margem de garantia

A margem de garantia é o valor depositado na corretora para que o investidor possa investir no Day Trade. A maioria das corretoras aceitam como garantia CDB’s, Títulos Públicos, dinheiro ou mesmo Ações. 

Isso significa que o capital depositado como margem poderá render 2 vezes e ao mesmo tempo (uma em renda fixa e outra em day trade), já que o mesmo dinheiro de garantia serve para você operar no Day Trade, e também estará rendendo em outra aplicação.

Liquidez

Para operar na modalidade de day trade, é altamente recomendado operar ativos de alta liquidez, já que o investidor consegue saber quanto foi o seu lucro ou prejuízo no mesmo dia. 

Quem pode fazer Day Trade?

Qualquer pessoa pode, mas reforçamos que é indicada para quem possui um perfil arrojado ou agressivo, já que os riscos de perda são altos, bem como ter alguma experiência e bastante conhecimento.

O Home Broker, por exemplo, é uma ferramenta inteligente e ideal para operar no day trade, pois permite a você comprar e vender ações através do seu computador ou celular, com poucos cliques e com um custo muito menor.

Considerações finais

Como vimos ao longo deste post, o Day Trade é uma modalidade de investimentos que consiste na compra e venda de ações no mesmo dia. O Day Trade tem se tornado cada vez mais popular e, atualmente, existem pessoas que vivem exclusivamente disso.

Mas, para ter sucesso com o day trade, é necessário estar atento à algumas peculiaridades, que precisam ser profundamente estudadas antes de arriscar qualquer investimento. 

Além disso, é fundamental contar com uma corretora de valores e uma equipe de assessoria qualificada para que possa orientar você sobre as melhores oportunidades do mercado financeiro.

Por fim, vale ressaltar que o sucesso do Day Trade depende do uso de uma plataforma de investimentos estável e ágil, que permita o acompanhamento do mercado em tempo real.

Se você acredita que o nosso texto te ajudou a saber como o profissional da corretora de valores deve orientá-lo no dia a dia do Day Trade, clique aqui e fale agora com um consultor especializado.

Temos soluções diversificadas para cada perfil de investidor.

As pessoas também estão lendo...