Como fazer o melhor uso de uma plataforma de investimentos online
Autor: Equipe de Varejo da H.Commcor

Como fazer o melhor uso de uma plataforma de investimentos online

Atualmente, é possível ter acesso a diversos produtos financeiros por meio da internet. 

Mais especificamente, através das plataformas de investimentos, acompanhar as movimentações do mercado financeiro em tempo real e aproveitar as melhores oportunidades de negócio, tornou-se o meio mais ágil de investir nos dias de hoje.

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de explicar a você como fazer o melhor uso de uma plataforma de investimentos online.

Boa leitura!

O que é uma plataforma de investimentos?

A plataforma consiste num ambiente que possibilita que os investidores tenham acesso a vários tipos de aplicações financeiras em tempo real, disponibilizado de forma digital (online) pelas corretoras de valores aos seus clientes. 

Além disso, a tecnologia oferece recursos e serviços, como cotações, análises, gráficos comparativos, notícias e informações sobre os mercados mais importantes do mundo.

Como funcionam as plataformas de investimentos?

A maioria das plataformas de investimentos proporciona ao cliente realizar operações em diversos canais. Para isso, as corretoras de valores fornecem alguns recursos, tais como:

Site

O site das corretoras funciona da mesma forma que o Internet Banking e disponibiliza ao cliente fundos de investimento, planos de previdência privada e ativos de renda fixa e variável.

Aplicativo para smartphone

O aplicativo para smartphone consiste numa versão simplificada do site e permite que o usuário acompanhe as rentabilidades do seu portfólio de investimentos.

Atualmente, os aplicativos são um dos principais canais utilizados pelos investidores para monitorar suas aplicações e negociar ativos com a rapidez e a agilidade necessária.

Home Broker

O Home Broker é uma ferramenta na qual os investidores têm acesso à bolsa de valores e aos pregões eletrônicos.

Através dele, é possível negociar em tempo real todos os ativos disponíveis na bolsa de valores, como ações, fundos de índice (ETFs), mercado futuro, contratos de BM&F e fundos imobiliários.

Além disso, a ferramenta oferece recursos de análises gráficas para acompanhamento do mercado e monitoramento do desempenho da carteira de investimentos.

Sistemas de negociação

São plataformas de tecnologia avançada que buscam otimizar o tempo dos traders. Esses tipos de plataformas reúnem características interessantes, como alto desempenho, funções de gerenciamento de riscos e baixa latência.

Aliás, aqui no blog, temos um artigo no qual tratamos mais detalhadamente este assunto. Para conferir, clique no link:

Como Escolher uma Plataforma de Investimento para Operar na Bolsa de Valores

Vantagens das plataformas de investimentos

São diversas as vantagens que se tem ao utilizar as plataformas de investimentos para realizar as suas aplicações. A seguir, confira os principais benefícios.

Custos

As taxas de corretagem e os custos de administração costumam ser menores do que nos bancos tradicionais, já que o investidor fica responsável por fazer as suas operações sem a necessidade de ajuda ou assessoria externa.

Por esse motivo, as corretoras não cobram taxas de utilização, manutenção ou administração.

Controle das aplicações

Uma das principais vantagens das plataformas de investimentos é a possibilidade de controlar melhor as aplicações, tomando decisões baseadas em análises de riscos e rentabilidade.

As plataformas de investimentos disponibilizam gráficos, demonstrativos e comparações entre diversos tipos de ativos, para facilitar a tomada de decisão e fazer investimentos inteligentes e rentáveis.

Diversidade de produtos

Atualmente, com as plataformas de investimentos, é possível ter acesso a aplicações com ótimas rentabilidades, de forma rápida e democrática.

Através delas, é possível ter acesso a um número de produtos financeiros bem maior do que aqueles oferecidos por instituições tradicionais.

Segurança

Uma das principais preocupações dos investidores é com a segurança. 

Por esse motivo, as plataformas de investimentos contam com mecanismos antifraude de alta tecnologia. 

Além disso, os clientes são orientados a tomar algumas medidas de precaução, como a instalação de módulos de segurança no Home Broker.

Serviços especializados

As plataformas de investimentos disponibilizam ferramentas gráficas avançadas para análise, bem como consultores especializados e uma gama enorme de produtos financeiros.

Ademais, através das plataformas de investimentos, os investidores contam com o apoio de profissionais especializados e uma assessoria de investimentos qualificada.

Comodidade

Como mencionamos anteriormente, as plataformas de investimentos podem ser acessadas por diversos canais. Isso proporciona muito mais comodidade aos investidores para acompanhar e monitorar o desempenho das suas aplicações. Além disso, é possível fazer novos aportes e resgates a qualquer momento. 

Dicas para escolher a melhor plataforma de investimento

Agora que você já sabe como fazer o melhor uso de uma plataforma de investimentos online, preparamos algumas dicas para ajudar você na escolha. Confira a seguir:

  1. Escolha uma boa corretora de valores;
  2. Analise os custos;
  3. Verifique e teste o atendimento;
  4. Estude o material educativo;
  5. Abra uma conta na corretora e teste o home broker;
  6. Faça uma operação.

Para se aprofundar um pouco mais sobre este assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo do nosso blog:

Como escolher uma boa plataforma Home Broker?

Considerações finais

Como vimos ao longo deste post, as plataformas de investimentos são ferramentas disponibilizadas pelas corretoras de valores que possibilitam o acesso fácil e democrático a todos os produtos disponíveis no mercado financeiro.

Também possibilitam o acompanhamento e monitoração das movimentações da bolsa de valores em tempo real, para que você possa identificar as melhores oportunidades de negócio, de qualquer lugar do mundo, através de um computador, tablet, ou até mesmo um celular que tenha conexão com a internet.

Se você acredita que o nosso texto te ajudou a entender como o uso de uma plataforma de investimentos online pode ser importante, clique aqui e fale agora com um consultor especializado.

Temos soluções diversificadas para cada perfil de investidor.