Como fazer a transição de investidor conservador para arrojado com segurança
Autor: Equipe de Varejo da H.Commcor

Como fazer a transição de investidor conservador para arrojado com segurança

Quando você começa a fazer investimentos mais arriscados, é normal se sentir inseguro e ter certa resistência em fazer investimentos mais altos. 

Mas, com o tempo, o seu capital vai aumentando, você vai conhecendo melhor o funcionamento do mercado e sente a confiança necessária para aumentar a sua lucratividade, sem abrir mão da segurança.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como fazer a transição de investidor conservador para arrojado com segurança.

Boa leitura!

Identificando o perfil conservador

Em primeiro lugar, é importante identificar se este é realmente o seu perfil de investidor.

Seu principal objetivo é preservar o seu poder de compra, garantindo perdas zero. Ou seja, o investidor de perfil conservador é aquele com menos tolerância aos riscos de perda. 

Normalmente, investidores com esse tipo de perfil são pessoas que estão começando a investir na bolsa de valores ou que têm objetivos financeiro no curto ou médio prazo.

Os investimentos mais indicados para o investidor com o perfil conservador são:

Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto é uma ótima forma de garantir boa rentabilidade, pois está atrelada à segurança que o governo federal propicia. São 5 os títulos disponibilizados pelo Tesouro Direto.

Renda Fixa privada

Os títulos de renda fixa privada são emitidos por bancos e financeiras, e garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ou seja, você pode investir até R$ 250 mil por grupo financeiro e R$ 1 milhão por CPF, e em caso de falência da instituição financeira, você será ressarcido.

Os principais títulos de renda fixa privada garantidos pelo FGC são:

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa, normalmente, são indicados para investidores com menos experiência.

Esses fundos, embora não possuam nenhuma garantia do FGC, fazem aplicações apenas em produtos conservadores e, por isso, é considerado um investimento bastante seguro.

Quando ele se torna moderado

Os investidores de perfil moderado são aqueles que priorizam a segurança dos investimentos, no entanto, com uma maior tolerância ao risco e abrindo espaço para arriscar um pouco mais.

Para esse perfil de investidor, os investimentos mais recomendados são:

Quando é considerado enfim arrojado

O investidor com o perfil arrojado busca maximizar seus retornos, aceitando bem mais os riscos do processo.

Em geral, esse tipo de investidor possui uma quantia segura de capital à disposição e disponibiliza uma parcela do seu patrimônio para que, investindo em opções mais arriscadas, consiga crescer seu capital rapidamente, garantindo bons e arriscados negócios, independentemente do prazo.

Algumas das principais opções de investimentos para o perfil arrojado são:

A transição de investidor conservador para arrojado

Como vimos ao longo do post, existe uma evolução natural do investidor com o perfil conservador para o investidor com o perfil arrojado.

Os investidores de perfil conservador, na maioria das vezes, são pessoas que estão iniciando os seus investimentos na Bolsa de Valores e possuem pouco conhecimento sobre o mercado financeiro. Isso faz com que ele fique receoso em fazer investimentos mais arriscados.

Mas, à medida em que a rentabilidade vai aumentando, o investidor começa a adquirir mais conhecimento e confiança, expandindo, assim, a sua tolerância ao risco e se propondo a arriscar um pouco mais, visando obter melhores lucros. 

Então, aos poucos, sem abandonar os investimentos de renda fixa, o investidor passa a arriscar um pouquinho mais e passa a fazer investimentos mais moderados, no entanto, mais rentáveis.

A transição de investidor moderado para investidor arrojado, ou agressivo, ocorre quando a pessoa passa a ter capital suficiente para investir na Bolsa de Valores sem afetar a sua renda mensal.

Claro que cada investidor é único, com objetivos e características distintas, e a transição entre investimentos conservadores e investimentos mais arrojados, é um processo natural e antes que você perceba, o seu perfil de investidor pode passar de conservador para arrojado. 

Para facilitar o processo, o ideal é poder contar com uma corretora de valores que possa ajudar você a fazer os melhores investimentos em cada uma dessas etapas.

Se você acredita que o nosso texto te ajudou a conhecer como fazer a transição de investidor conservador para arrojado com segurança, clique aqui e fale agora com um consultor especializado.

Temos soluções diversificadas para cada perfil de investidor.